quinta-feira, 20 de setembro de 2007

A mídia que molda e manipula


Hoje, postando pela primeira vez neste blog, fiquei incumbida de falar sobre a mídia, analisá-la e, conseqüentemente, criticá-la – Leitor de blogs e dos meus pensamentos, seja você estudante de Jornalismo, crítico de mídia ou filósofo de comunicação, é preciso ter sempre em mente que há muito o que criticar na mídia. E como há!

A mídia, em especial a TV, tem ganho cada vez mais o papel de “educadora” na sociedade (função que empenha muito mal, por sinal) e é a fonte principal de informação do brasileiro alienado, passivo e pacífico. Fico chocada quando ouço que as pessoas acreditam em tudo o que a Rede Globo noticia e seguem o que essa emissora dita através de suas novelas que não agregam valor algum. O pior de tudo é saber que não é somente o cara iletrado e de baixa escolaridade que trata a Globo como um Deus, muitos de nós, estudantes de Jornalismo e que deveríamos ter uma visão mais abrangente de mundo também cometemos esse equívoco.


Um dos mais famosos e principais fatos que mostra o tom manipulatório da Rede Globo foi o debate entre Collor e Lula nas eleições de 1989. O programa foi tão bem editado que deu à vitória ao candidato alagoano, pouquíssimo conhecido pelos brasileiros, num dos últimos momentos da corrida presidencial. Uma vergonha, mas é a realidade. As pesquisas não apontavam Fernando Collor de Mello como vencedor, porém ele chegou à presidência do Brasil graças à emissora de Roberto Marinho.

Como pode um canal de televisão ter tanto poder como a Globo tem no Brasil? A pluralidade e a democratização da informação, onde ficam? Cadê o hábito de ler jornais impressos, buscar informações em outros veículos de comunicação e “confrontar” dados e notícias? Onde estará o senso crítico da população? Até quando nos encontraremos alienados e abaixaremos nossas cabeças para a televisão? Perguntas que continuam no ar, sem respostas aparentes e que espero que sejam desvendadas em breve. Se alguém souber as respostas, me avise, pois já estou cansada de desabafar e também já é hora do glorioso Jornal Nacional, aquele que mostra o quanto o meu Brasil é maravilhoso!


Nenhum comentário: