sexta-feira, 21 de setembro de 2007

Vídeo da Semana

Saudações! A cada semana o blog postará vídeos que circulam pela internet e que se popularizaram rapidamente. Pode ser uma música, acontecimento inusitado, engraçado, que nos faça pensar...Enfim, é um vídeo que se destacou de outros tantos que estão no ar.


Virtual Barber Shop


Teve uma semana exaustiva? Então aproveite que hoje é sexta-feira e sente, relaxe, coloque os fones de ouvido, feche os olhos e aprecie uma das últimas obras-primas da internet: o Virtual Barber Shop. Nele, você será transportado a uma barbearia, comandada por um gentil senhor italiano, para fazer um corte de cabelo gratuito. Repare que ele anda de um lado para o outro, como se realmente estivesse atrás de você. Isso ocorre porque o áudio foi gravado em dois microfones, e é seu cérebro que faz todo o trabalho, orientando de qual lado o som é propagado. Ah, e não se preocupe: não tem nenhum grito ou qualquer brincadeira de mau-gosto; este vídeo é para ouvir e esquecer dos problemas.




quinta-feira, 20 de setembro de 2007

A mídia que molda e manipula


Hoje, postando pela primeira vez neste blog, fiquei incumbida de falar sobre a mídia, analisá-la e, conseqüentemente, criticá-la – Leitor de blogs e dos meus pensamentos, seja você estudante de Jornalismo, crítico de mídia ou filósofo de comunicação, é preciso ter sempre em mente que há muito o que criticar na mídia. E como há!

A mídia, em especial a TV, tem ganho cada vez mais o papel de “educadora” na sociedade (função que empenha muito mal, por sinal) e é a fonte principal de informação do brasileiro alienado, passivo e pacífico. Fico chocada quando ouço que as pessoas acreditam em tudo o que a Rede Globo noticia e seguem o que essa emissora dita através de suas novelas que não agregam valor algum. O pior de tudo é saber que não é somente o cara iletrado e de baixa escolaridade que trata a Globo como um Deus, muitos de nós, estudantes de Jornalismo e que deveríamos ter uma visão mais abrangente de mundo também cometemos esse equívoco.


Um dos mais famosos e principais fatos que mostra o tom manipulatório da Rede Globo foi o debate entre Collor e Lula nas eleições de 1989. O programa foi tão bem editado que deu à vitória ao candidato alagoano, pouquíssimo conhecido pelos brasileiros, num dos últimos momentos da corrida presidencial. Uma vergonha, mas é a realidade. As pesquisas não apontavam Fernando Collor de Mello como vencedor, porém ele chegou à presidência do Brasil graças à emissora de Roberto Marinho.

Como pode um canal de televisão ter tanto poder como a Globo tem no Brasil? A pluralidade e a democratização da informação, onde ficam? Cadê o hábito de ler jornais impressos, buscar informações em outros veículos de comunicação e “confrontar” dados e notícias? Onde estará o senso crítico da população? Até quando nos encontraremos alienados e abaixaremos nossas cabeças para a televisão? Perguntas que continuam no ar, sem respostas aparentes e que espero que sejam desvendadas em breve. Se alguém souber as respostas, me avise, pois já estou cansada de desabafar e também já é hora do glorioso Jornal Nacional, aquele que mostra o quanto o meu Brasil é maravilhoso!


Essa coisa ateniense

Olá! Semanalmente postaremos algo sobre política e tudo que rodeia esse meio tão importante e mal visto no Brasil. Escrever sobre o mais recente escândalo, a última lei polêmica e essas coisas que rodeiam o poder que existe sob a arte de Niemeyer.

Entretanto esse primeiro post será especial, não vamos falar sobre nenhum caso específico, política brasileira em geral é o tema! E ao citar política, não entenda somente as ações do congresso ou do governo, ou aquilo que está em torno de uma eleição; política é mais que isso.

Claro que esse assunto dá para preencher vários livros e teses, portanto seremos curtos: A política é parte fundamental em uma sociedade tão complexa, sem ela estaríamos na pura barbárie.

Mas no Brasil, ahh no Brasil, aqui ao sul do Equador (onde não existe pecado!!!) nós ainda não temos um sistema político tão desenvolvido e maduro igual à parte nobre do globo.

Mas apesar dos pesares, é possível acreditar? É sim.

A democracia brasileira parece estar mais sólida do que nunca e a variedade de partidos nos governos mostra bem como essa coisa ateniense ainda é muito nova por aqui, precisa crescer e amadurecer. Ainda dá para crer em um país sério politicamente.

Vai demorar, e muito. E para chegar lá não basta deixar a natureza agir, os políticos devem desenvolver sistemas que combatam a corrupção, que dêem educação e assim o brasileiro um dia vai poder viver em um país politicamente amadurecido. Até lá, vamos experimentando.

Fica por aqui, porque o professor disse que ninguém tem muita paciência pra ler na tela, espero que vocês (cinco leitores do blog) gostem e discutam os temas abordados. Toda crítica construtiva é bem vinda e elogios mais ainda. Ihh, rimou!!!

Click da semana




E no meio do caminho havia um poste

Nas últimas semanas andando pelo centro de Campinas percebi algo estranho e incomum. Pode ser uma observação inútil ou até mesmo fútil, mas vamos lá. Alguns postes da praça da Treze de maio estão tortos! Será que é uma nova proposta de design que a Prefeitura pretende adotar na cidade? Uma nova maneira de instalação? Será que o Dr. Hélio quer modernizar? Enfim, o que importa é que os postes têm apresentado perigo para quem passa pelo local, já que muitos estão prestes a cair. Mas os tais postes tortos tem chamado a atenção de quem passa, muitos param e olham, tentando entender.

O filme Ligeiramente Grávidos tem data prevista para estréia em 21 de Setembro




O longa - metragem colorido tem duração de 129 minutos, seus gêneros foram bem distribuídos pelo diretor e roteirista Judd Apatow em comédia, drama e romance.
O mesmo diretor da comédia de sucesso: O virgem de 40 anos.
O elenco do filme é composto pelos atores Seth Rogen, Katherine Heigl, Paul Rudd, Leslie Mann, Jason Segel, Jay Baruchel, Jonah Hill, Martin Starr, Charlyne Yi, Iris Apatow, Maude Apatow, Joanna Kerns, Harold Ramis, Alan Tudyk, Kristen Wiig.
Na estréia do filme, nos EUA, de 1° de julho a 3 de julho de 2007 foram arrecadados US$ 29.284.000.


Sinopse:

Ben Stone é um jovem que só quer curtição. Alison é uma garota que busca crescer na profissão. Certa vez, os dois se conhecem num bar e eles têm um caso de apenas uma noite. Oito semanas depois, Ben reencontra Alison e descobre que ela está grávida. Mesmo sabendo que os dois têm muito pouco em comum, não dá para imaginar nenhum compromisso entre eles. Mas ambos concordam que devem manter algum relacionamento apenas por causa do bebê que está para nascer.

Para você que está sem programação para o fim de semana...

DIVIRTA-SE!!!!


Assista o trailer abaixo: